quarta-feira, março 24

Baú

Nas últimas semanas ando às voltas com as K7s (MiniDV, Betacam, VHS) que tenho e ando a digitalizar tudo e a ver o que interessa e de que maneira. A grande maioria foi cedida amavelmente pelo Elísio Donas que basicamente é a pessoa que guardava tudo sobre os Ornatos.

Vou revelar aqui um pouco do que vi até ao momento:

 - Café Concerto no Rivoli, 1992

Actuação dos Ornatos ainda sem a presença do Elisio nos teclados, mas presente na plateia a assistir. Tocam canções que julgo poucas pessoas conhecem. Terminam com "Dias de Fé".

- Freesom em Hannover, 1996

Já se ouvem as canções que iam aparecer um pouco mais tarde no Cão.

- Palco 6 na Expo, 1998

Apresentação do disco Tejo Beat filmado da plateia e com uma qualidade sonora acima da média.

E ainda tenho aqui mais algumas pérolas. Infelizmente a maioria das fitas já estão bastante danificadas... Vamos ver se aproveito algo.

Já agora que falo nisso, peço a quem tiver algo filmado dos Ornatos e queira partilhar para me enviar um email. Obrigado!

3 comentários:

  1. Gonçalo, muita força e boa sorte para o teu trabalho. Quero que saibas que este teu projecto irá alegrar e fomentar mais o culto a essa fantástica banda do Porto.

    Infelizmente não tenho nenhum material com que possa contribuir, resta-me apenas através das palavras cumprimentar-te, incentivar-te e agradecer-te por manteres acesa a chama dos Ornatos!


    Um abraço

    Eduardo

    ResponderEliminar
  2. Boa Sorte para o projecto Gonçalo! Estou a gostar muito de acompanhar os desenvolvimentos deste projecto!

    PS: Se conseguires digitalizar essas actuações por favor, de alguma maneira, desponibiliza isso na internet para download ou então no youtube! São muito muito escassas as actuações ao vivo dos Ornatos que foram gravadas e nós fãs temos um grande desejo de as ver e reaver!

    Muitoi obrigado por este empolgante projecto!
    Boa Sorte

    Válter Santos

    ResponderEliminar
  3. O primeiro vide-clip dos ornatos, pelo que fei, está no youtube : http://www.youtube.com/watch?v=eHLT69q7YuE - e foi produzido por uma empresa do Porto - Alfândega Filmes.
    Foi filmado em parte no Aniki-bobó e eu estive por lá.

    ResponderEliminar

O Docomentario

Este projecto começou em 2008 através de uma ideia pequena e depois de alguns contactos pontuais com os membros dos Ornatos. Na altura sabia que queria contar a história deste conjunto de cinco amigos do Porto que cresceram e formaram uma das bandas mais importantes do século XX em Portugal. Não tinha dúvidas do meu interesse em ouvir as histórias que tinham para contar apenas não sabia qual o caminho a percorrer.

O Autor

Devido ao meu trabalho na Antena 3, a ideia germinou a principio como uma emissão de rádio que serviria para recordar e enquadrar aquilo que os Ornatos fizeram ao longo da sua existência. Com o desenrolar do tempo percebi que podia fazer mais. Talvez o mais difícil seria convence-los a participar. Pensei eu. Depois de algumas viagens entre a minha casa no Cartaxo e Arcos de Valdevez, Guimarães, Santa Maria da Feira e Porto, tudo se resolveu.

O Projecto

Depois de alguns momentos, a minha ideia cresceu e agora está a tornar-se num documentário em vídeo, num livro, numa emissão de rádio, numa página de net e quem sabe em quê mais... ainda sem título e sem data de edição mas com muita vontade de o mostrar ao Mundo.